Home » Ciência

Com potencial para curar

Publicado por admin - Sunday, 19 August 2012

CIÊNCIAS FARMACÊUTICAS

Pesquisa comprova ação antimicrobiana de planta amazônica

RITA STELLA
De Ribeirão Preto

Estudos realizados por pesquisadores da Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Ribeirão Preto (FCFRP) da USP comprovam potencial antioxidante e antimicrobiano de uma planta originária da Amazônia brasileira, a Endopleura uchi.
Popularmente conhecida como uxi ou uxi amarelo, ela é muito utilizada tradicionalmente para o tratamento de afecções do trato geniturinário feminino e como anti-inflamatório. Acredita-se que essas ações se devam a seu principal ativo, a bergenina.
Os resultados da pesquisa com a planta foram apresentados em junho deste ano na dissertação de mestrado “Estudo da extração e secagem por spray dryer das cascas de Endopleura uchi (Huber) Cuatrec. Humiriaceae”, da pesquisadora Luciana Alves Tacon.
Orientada pelo professor Luis Alexandre Pedro de Freitas, Luciana testou diversas técnicas de extração da casca da planta e posteriormente submeteu os extratos a um processo de secagem por spray dryer. Os resultados mostraram que, após o processamento, os extratos obtidos mantinham atividade antioxidante e foram capazes de inibir o crescimento de diferentes gêneros de Candida (fungos capazes de causar infecções, principalmente genitais).
O processo de secagem por spray dryer, nas condições utilizadas por Luciana, também não interferiu nas atividades biológicas da planta, o que, segundo ela, mostra que a planta “é promissora como antioxidante e como possível antimicrobiano”.
Esses estudos foram todos realizados em laboratórios em testes in vitro. Mas a pesquisadora acredita que eles abrem perspectivas para o desenvolvimento futuro de fitoterápicos para o tratamento de infecções geniturinárias femininas e para profilaxias em geral, pelos seus efeitos antioxidantes e combate aos radicais livres.

Rapidez – Spray dryer é uma técnica de secagem muito utilizada nas mais variadas áreas, principalmente a alimentícia, química e farmacêutica. Ela oferece muitas vantagens, entre elas a rapidez (em questão de segundos já é possível obter o produto na forma de pó). É versátil (é possível secar diferentes tipos de substâncias, com diferentes características, várias viscosidades, diferentes composições). Oferece facilidade no aumento de escala, o que, em se tratando de passar para uma produção industrial, facilita muito o processo.