Home » 1008 (19 a 25.08.2013), 1009 (26 a 01.09.2013), Exposições, Vamos

Fotografia em diferentes formatos

Publicado por admin - Tuesday, 27 August 2013

A mostra “Tavoletta”, em cartaz até 22 de setembro no Museu da Casa Brasileira, discute a fotografia de forma lúdica e interativa. Dos estudos sobre perspectiva do arquiteto renascentista Filippo Brunelleschi às possibilidades atuais criadas pela tecnologia digital, apresenta registros, em diferentes formatos, do fotógrafo Arnaldo Pappalardo, incluindo vídeos e a instalação de uma câmara escura no jardim do museu.
Durante a exposição, o público pode explorar o universo da fotografia por meio de uma ampla diversidade de temas e soluções técnicas. Filmes em super-8 também fazem parte da mostra. Para os mais jovens, é uma oportunidade de conhecer o princípio do registro de imagens no interior da câmara escura, que deu origem à fotografia analógica e à câmera cinematográfica.
“Na época do Renascimento italiano, câmaras escuras eram muito utilizadas por pintores, pois permitiam desenhar perspectivas a partir da formação de imagens do mundo real em seu interior”, lembra Arnaldo Pappalardo. Em linhas gerais, a tavoletta utilizada por Brunelleschi para comprovar os princípios da perspectiva, que dá nome à exposição, era uma prancha de madeira com orifício conjugada a um espelho. A série Tavoletta, composta por quatro fotografias, apresentada na sala principal do museu, propõe uma leitura lúdica desse dispositivo. O Museu da Casa Brasileira fica na av. Faria Lima, 2.705, Jardim Paulistano, São Paulo. A mostra fica em cartaz de terça a domingo, das 10h às 18h. Ingressos: R$ 4,00 e R$ 2,00 (meia). Domingos e feriados, gratuito. Mais informações: telefone (11) 3032-3727.