Home » 1016 (09 a 15.12.2013), Editorial, Opinião

Momento de decisão

Publicado por admin - Wednesday, 11 December 2013

ELEIÇÃO

Nesta terça-feira, dia 10, toda a comunidade universitária poderá participar da consulta sobre a escolha do reitor e vice-reitor da USP. A composição da lista tríplice será feita pela Assembleia Universitária no dia 19

Hélio Nogueira da Cruz (reitor) Telma Maria Tenório Zorn (vice-reitora)

Mais de 100 mil pessoas poderão se manifestar nesta terça-feira, dia 10, na  consulta à comunidade universitária sobre a escolha de reitor e vice-reitor da USP. A consulta terá caráter indicativo à Assembleia Universitária, a quem cabe a eleição dos dirigentes. A Secretaria Geral da Universidade divulgou na quinta-feira da semana passada a lista dos habilitados a participar: são 78.937 alunos de graduação e pós-graduação, 6.173 docentes e 17.633 servidores técnico-administrativos, totalizando 102.743 integrantes da comunidade.
Quatro chapas se inscreveram para a eleição. Elas são as seguintes: Hélio Nogueira da Cruz (reitor) e Telma Maria Tenório Zorn (vice-reitora), José Roberto Cardoso (reitor) e José Antonio Franchini Ramires (vice-reitor), Marco Antonio Zago (reitor) e Vahan Agopyan (vice-reitor) e Wanderley Messias da Costa (reitor) e Suely Vilela (vice-reitora). Os candidatos se desincompatibilizaram das funções de chefia ou direção que ocupavam. Os programas das chapas podem ser conhecidos no site da Secretaria Geral da USP na internet: http://www.usp.br/secretaria/?p=2873.

José Roberto Cardoso (reitor) José Antonio Franchini Ramires (vice-reitor)

A consulta à comunidade universitária será realizada das 9h às 18h, estendendo-se até as 21h nas unidades em que há curso noturno. Haverá mesas receptoras de votos em todas as unidades de ensino e pesquisa, museus, institutos especializados e órgãos da Administração Central. Cada eleitor terá direito a um voto, podendo indicar até três chapas. Os resultados obtidos em cada uma das categorias consultadas serão divulgados no dia 12 de dezembro.
A eleição para composição da lista tríplice a ser encaminhada ao governador do Estado para a escolha do reitor e do vice-reitor da USP será realizada no dia 19 de dezembro, em turno único. Votam os membros da Assembleia Universitária, constituída pelo Conselho Universitário, Conselhos Centrais, Congregações das unidades e Conselhos Deliberativos dos museus e dos institutos especializados, o que corresponde a cerca de 2 mil representantes. O mandato do atual reitor vigora até o dia 25 de janeiro de 2014.

Marco Antonio Zago (reitor) Vahan Agopyan (vice-reitor)

As mudanças no processo eleitoral, como a definição da lista tríplice em turno único e a adoção da consulta à comunidade, foram aprovadas em sessão do Conselho Universitário no dia 1º de outubro. Outra mudança é que as candidaturas devem ser apresentadas em forma de chapa de reitor e vice-reitor, acompanhada da proposta do programa de gestão. Anteriormente, todos os professores titulares da USP podiam ser considerados como candidatos em potencial, sem necessidade de inscrição prévia e sem formação de chapa, e as eleições para cada cargo eram realizadas separadamente.

Comissão – A ouvidora da Universidade, Isília Aparecida Silva, professora titular da Escola de Enfermagem, foi designada como coordenadora geral do processo eleitoral. A ela caberá a coordenação dos trabalhos de recepção e apuração dos votos durante a consulta à comunidade e a eleição na Assembleia Universitária.

Wanderley Messias da Costa (reitor) Suely Vilela (vice-reitora)

Para assessorá-la, foram designados o procurador geral da Universidade, Gustavo Ferraz de Campos Mônaco, a procuradora Jocélia de Almeida Castilho e as servidoras da Secretaria Geral Renata de Góes Cordeiro Pinho Teixeira dos Reis e Jurema Lúcia dos Santos.
A coordenadora também poderá auxiliar a Comissão Eleitoral. Designada no dia 2 de outubro, a comissão é composta pelos professores Carlos Eduardo Falavigna da Rocha (Instituto de Biociências), José Rogério Cruz e Tucci (Faculdade de Direito), Marisa Aparecida Bismara Regitano D’Arce (Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz) e Waldyr Antonio Jorge (Faculdade de Odontologia). A presidência cabe ao professor Francisco de Assis Leone (Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto).