Home » 1023 (24 a 02.03.2014), Editorial, Opinião

Compromisso social

Publicado por admin - Thursday, 27 February 2014

A semana passada foi marcada por uma grande importância e muita expectativa para pouco mais de 11 mil jovens: são eles os mais novos alunos da Universidade, aqueles que conseguiram vencer as etapas do mais concorrido vestibular do País e que foram recepcionados pelos veteranos a partir do último dia 17. Mas, ao lado de tamanha alegria com o sonho realizado – o primeiro deles, com certeza –, também é importante que o contentamento por uma importante etapa vencida seja também o motor para fazê-los iniciar com foco e dedicação essa nova etapa de suas vidas. Mas se formos levar em consideração as entrevistas dadas por alguns calouros para a reportagem especial das páginas 10 e 11 desta edição, não há com o que se preocupar: os meninos e meninas recém-chegados sabem bem de sua responsabilidade e da história da instituição que os acolhe.
Afinal, ao ingressarem em uma universidade pública, gratuita e de excelência – exatamente o que a USP é –, eles têm, ao lado da satisfação pela vitória, um compromisso tanto social quanto acadêmico.  Se, por um lado, eles são a “renovação da Universidade”, como afirma o reitor Marco Antonio Zago em entrevista exclusiva na página 20, eles também têm, ainda segundo Zago, um outro compromisso: “Daqui a dez, quinze anos todos estarão na sociedade assumindo funções à altura de sua qualificação na USP”.
Que essa “renovação” e esse comprometimento social sejam bem equilibrados e que não pesem por demais nos ombros desses novos 11 mil uspianos. Sabendo equilibrar bem os deveres concernentes a essa nova etapa da vida acadêmica e os direitos que essa mesma etapa lhes dá, o novo estudante saberá levar de forma tranquila seu curso. E dará a resposta correta à sociedade.