Home » 1025 (17 a 23.03.2014), Comunidade

USP se mantém entre as melhores universidades

Publicado por admin - Tuesday, 18 March 2014

Pelo terceiro ano consecutivo, a USP foi classificada entre as cem universidades com melhor reputação de todo o mundo, de acordo com o 2014 World Reputation Ranking, elaborado pelo The Times Higher Education, em parceria com a Thomson Reuters, e divulgado no dia 5 de março. A USP foi a única universidade brasileira e latino-americana a figurar nessa classificação, ocupando a posição entre 81-90, o que representa uma ligeira queda em relação ao ano passado, em que a instituição estava na posição entre 61-70.
Esse ranking, que está em sua quarta edição, é uma vertente da classificação anual das universidades, elaborada pelo The Times, que envolve 13 critérios (como relação aluno/professor, quantidade de discentes e docentes estrangeiros, número de trabalhos científicos publicados, dinheiro aplicado em pesquisa etc.) e na qual a USP aparece na posição entre 226-250.
O World Reputation Ranking se baseou nos resultados de consultas realizadas junto a 10.536 acadêmicos de mais de 133 países. O ranqueamento das instituições foi elaborado tendo como principal critério a excelência na pesquisa e no ensino.
Os pontos para avaliar a reputação são referentes ao número de vezes que uma instituição foi citada pelos entrevistados como sendo a melhor em seus respectivos campos de conhecimento. Os acadêmicos consultados poderiam destacar as universidades que consideravam as mais fortes, regional e globalmente, em suas áreas específicas, dentre mais de 6 mil instituições de ensino superior existentes no âmbito mundial.