Home » 1030 (28 a 04.05.2014), 1031 (05 a 11.05.2014), Comunidade

Quadrilátero Saúde e Direito contra a dengue

Publicado por admin - Monday, 5 May 2014

Após identificação de focos de Aedes aegypti na Faculdade de Saúde Pública (FSP) da USP, pela Comissão de Combate à Dengue da FSP, e no Instituto de Medicina Tropical (IMT), em 1º de abril, representantes da Prefeitura da USP –Quadrilátero Saúde e Direito (Pusp-QSD), da FSP e do IMT se reuniram com a Supervisão de Vigilância em Saúde (Suvis–Lapa/Pinheiros) para propor parceria de prevenção e controle à dengue em todo o território do Quadrilátero da Saúde.
A partir desse encontro, em 8 de abril, a Pusp-QSD coordenou e realizou reunião técnica com a proposta de integrar todas as instituições do Quadrilátero da Saúde e a Superintendência de Controle de Endemias (Sucen) a esse Grupo de Trabalho (GT) e promover ações conjuntas e integradas.
Naquela data, consolidou-se o GT Prevenção e Controle à Dengue no Quadrilátero da Saúde, com a participação das seguintes unidades da USP: FSP, IMT, Escola de Enfermagem (EE), Faculdade de Medicina (FM) e Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho (Sesmt). Elas estão aliadas ao Hospital das Clínicas (HC), Instituto da Criança (ICr), Instituto Médico Legal (IML), Serviço de Verificação de Óbitos da Capital (Svoc), Instituto Adolfo Lutz, Instituto de Infectologia Emílio Ribas, Secretaria da Saúde do Estado de São Paulo (SES), Secretaria Municipal do Meio Ambiente – Centro de Vigilância em Saúde (Sama-CVS) e Serviço de Assistência Médica e Social aos Servidores (Samss) da Faculdade de Medicina, com apoio da Sucen e Superintendência de Vigilância Sanitária.
Participam desse GT profissionais de diversas áreas, como Comissão de Prevenção e Controle à Dengue, Comissões Internas de Prevenção de Acidentes (Cipas), Sesmts, Comissões de Biossegurança, Comissões USP Recicla, laboratórios, Núcleo de Doenças Vetorial Transmissíveis, entre outros, com o propósito de prevenir de forma integrada a contaminação pelo vírus da dengue.
O GT Prevenção e Controle à Dengue no Quadrilátero da Saúde já se reuniu no dia 16, no IMT, para definir estratégias de atuação no Quadrilátero da Saúde.