Home » 1064 (11 a 17.05.2015), Comunidade

De cara nova

Publicado por admin - Wednesday, 13 May 2015

O novo Portal da USP: mais agilidade e rapidez na busca por dados sobre a USP

INTERNET

Com layout remodelado e recursos que tornam a busca por informações mais fácil e rápida, Portal da USP agora está adaptado para navegação por smartphone e tablet

O novo Portal da USP (www.usp.br) está no ar, desde o dia 4 passado, com layout renovado, buscando, de forma mais moderna e ágil, se adequar às novas possibilidades que a internet oferece.

Segundo a jornalista Marcia Blasques, chefe da Divisão de Mídias Online da Superintendência de Comunicação Social (SCS) da USP, o Portal agora tem layout mais responsivo, ou seja, se adequa à navegação por smartphone, tablet e desktop, facilitando o acesso aos usuários. “Um sistema mais responsivo permite que se acesse o Portal da USP de qualquer plataforma. Hoje a home pode ser mais extensa e ter mais conteúdo. O usuário está acostumado com a navegação vertical por conta do Facebook, por exemplo”, explica.

O projeto antigo do Portal da USP esteve no ar desde 2011, quando o acesso móvel, via tablet e celular, ainda girava em torno de 2%. Marcia explica que, pelo fato de esse acesso móvel ter aumentado em torno de 40%, era mais do que salutar que o Portal se modernizasse para dar acesso às novas tecnologias.

Com cara e interface novas, o Portal tem agora os conteúdos organizados de forma a destacar as notícias desenvolvidas não só pela equipe própria do USP Online, mas de outras mídias da Universidade, como a Agência USP de Notícias e o Jornal da USP. Outra nova característica é o maior destaque para a Sala de Imprensa, mantida pela Assessoria de Imprensa da Reitoria, onde as informações específicas da administração são postadas. Marcia destaca que, dessa forma, a comunidade uspiana terá mais fácil acesso ao que é de seu interesse.

A jornalista diz ainda que o Portal da USP, por ser a porta de entrada virtual da Universidade de São Paulo, atende um público diversificado, com interesse generalizado. Dados levantados pela equipe mostram que “Estude na USP“ e “Faça Pós-Graduação” são os assuntos mais buscados. Por isso foram posicionados no alto da home, à direita, para que o público interessado nesse universo de informações possa rapidamente encontrar as suas respostas. “Fale com o Reitor”, “Transparência USP”, “Aplicativos USP”, “Informe Reitoria”, “Poder e Governança” também se destacam no Portal.

Vale lembrar que as informações sobre ensino (graduação, pós-graduação e cursos on-line), pesquisa (bibliotecas, inovação) e extensão (saúde, cultura, esportes e museus) continuam recheando os conteúdos do Portal de forma mais dinâmica.

Marcia Blasques e George Campos: design renovado

Domínio USP – O sistema de busca continua sendo via Google, com o qual qualquer site no domínio usp.br será encontrado com facilidade. É possível realizar busca de dados sobre professores, funcionários e alunos, como também seus telefones e ramais. A busca do Portal USP também está integrada aos conteúdos do Portal do Sistema Integrado de Bibliotecas (Sibi) da USP, onde se encontram teses, dissertações e livros das bibliotecas de todas as unidades da Universidade.

O Portal procura garantir maior visibilidade aos meios de comunicação da USP, como o Jornal da USP, a Agência USP de Notícias, a Rádio USP FM, a revista eletrônica Espaço Aberto, a Revista USP e a TV USP. Com isso, busca cumprir o objetivo de ampliar a divulgação das pesquisas produzidas na USP.

Outro fato importante a se destacar no novo Portal são os conteúdos em inglês, que foram reorganizados para que o usuário estrangeiro consiga saber como pode cursar a graduação e a pós-graduação ou outros informes do seu interesse. Segundo Marcia Blasques, uma das metas do reitor Marco Antonio Zago é que todo o site seja bilíngue. “Por enquanto estamos com o site traduzido para o inglês. Futuramente ele será traduzido para o espanhol”, lembra Marcia.

Outro destaque do novo Portal são os acessos a todas as principais redes sociais, como Facebook, Youtube, Google e Twitter, que possibilitam que a USP e notícias sobre ela estejam espalhadas na rede, por onde quer que seus usuários naveguem.

O ícone “Transparência”, outro destaque do Portal, coloca as contas da USP, os gastos, a administração e finanças, recursos humanos de forma clara para qualquer usuário acessar.
O novo Portal da USP foi desenvolvido pela equipe da Divisão de Mídias Online da SCS. O layout e a programação foram realizados por George Campos, webdesign da divisão.