Home » 1065 (18 a 24.05.2015), Editorial, Opinião

A excelência na graduação

Publicado por admin - Wednesday, 20 May 2015

A USP é uma das melhores universidades do mundo na área da pesquisa científica. Como o Jornal da USP mostrou na edição da semana passada, a Universidade se coloca entre as 50 mais importantes instituições de pesquisa em oito áreas de concentração do conhecimento humano, de acordo com o conceituado ranking elaborado anualmente pela empresa britânica Quacquarelli Symonds (QS).

Mas a USP não pretende ser uma das melhores do mundo somente no que se refere à pesquisa. Essa excelência deve ser transferida para os outros campos de atuação da Universidade – entre eles, o ensino de graduação. Também no que diz respeito às aulas de graduação ministradas nas diferentes unidades da Universidade, devem prevalecer a máxima qualidade, a criatividade e a inovação constante.

É com base nessas considerações que a Pró-Reitoria de Graduação da USP promoverá, nos dias 25, 26 e 27 próximos, no Centro de Convenções Rebouças, em São Paulo, o 1º Congresso de Graduação, como mostra matéria publicada na página 5 desta edição. Trata-se de mais uma iniciativa, entre outras, voltada para fortalecer o ensino na Universidade.

O evento é muito bem-vindo. Como afirma na matéria o pró-reitor de Graduação, professor Antonio Carlos Hernandes, certamente as experiências compartilhadas no congresso farão com que os professores aprimorem o ensino em sala de aula, inclusive ampliando o uso das mídias digitais no processo de aprendizagem dos alunos. Com isso, a USP estará avançando no sentido de alcançar a máxima excelência não só na pesquisa, mas também no ensino.