Home » 1070 (29 a 05.07.2015), Notas, Vamos

Repertório coral

Publicado por admin - Monday, 29 June 2015

Acaba de ser lançado no Reino Unido o CD Romaria, pela Delphian Records, com repertório coral brasileiro contemporâneo, gravado pelo Gonvile and Caius College Choir, sob a regência de Geoffrey Webber. Resultado de uma pesquisa colaborativa entre a Universidade de Cambridge e a USP, o trabalho contou com a participação de professores ligados ao Comunicantus Laboratório Coral da Escola de Comunicações e Artes (ECA) da USP Marco Antonio da Silva Ramos e Susana Cecília Igayara, que foram responsáveis pela consultoria na escolha das obras, na orientação dos aspectos estilísticos e contextuais e na pronúncia e dicção do português, entre outros. O repertório brasileiro registrado pela primeira vez por um coro inglês, inclui sete obras nunca antes gravadas, muitas delas inéditas, e ganhou críticas positivas dos mais prestigiados órgãos da imprensa especializadas e sites musicais, como a BBC Music e o The Guardiam, que descrevem o CD como “surpreendentemente belo” e “encantador” (críticas no blog comunicantus.blogspot.com). Além da consultoria,  regente e compositor Marco Antonio da Silva Ramos, ainda teve seu arranjo Moreninha, se eu te pedisse, gravado pela primeira vez, apesar de já ter sido executado em Londres, e também empresta sua voz como narrador da música Romaria, de Osvaldo Lacerda, que dá nome ao CD, a partir do poema de Carlos Drummond de Andrade. Já a musicóloga Susana Cecília Igayara preparou uma nova edição do moteto Cor Dulce, cor amabile, de Heitor Villa-Lobos, a partir dos manuscritos do Museu Villa-Lobos em projeto colaborativo com o Comunicantus, e ainda, com a colaboração da aluna Denise Hiromi Aoki, chegou a uma nova trilha sonora para Metaphors, de Henrique de Curitiba, a partir da análise da obra e das diretrizes do compositor, com uma seleção e organização dos sons gravados da floresta amazônica, incluindo o canto do lendário pássaro Uirapuru.