Home » 1083 (13 a 18.10.2015), Uncategorized, Vamos

24 horas de ciência

Publicado por carollfts@gmail.com - Monday, 12 October 2015

Campi da USP recebem neste sábado a 2ª edição da Virada Científica com centenas de atividades voltadas para todos os públicos

PAULA LEPINSKI

Tinta invisível, fogo que não queima, geração de eletricidade, sistemas solares, extração de DNA, feira de projetos são algumas das atividades presentes na Virada Científica 2015

A 2ª  edição da Virada Científica vem aí. Com início na manhã de sábado, dia 17 de outubro, o evento tem duração de 24 horas, repletas de atividades gratuitas para todas as idades. São oficinas, experimentos, shows, jogos, palestras, sessões de cinema e de planetário – tudo com a proposta de imergir o público no universo da ciência e tecnologia. Tornar a sociedade paulistana mais próxima desse universo é o objetivo da Virada, promovida pela Universidade de São Paulo, em parceria com o Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação. A organização e concepção de sua segunda edição, em 2015, é da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária (PRCEU) da USP. Na capital paulista, as atividades serão realizadas em diversas unidades da Cidade Universitária, além de centros e institutos da Universidade fora do campus. Acontecem também atividades nos campi do interior.

Dentro da Cidade Universitária, onde a maior parte das atividades é realizada, um esquema especial será montado para receber todos os participantes. Os ônibus regulares que circulam dentro do campus vão ter suas linhas reforçadas até as 20h do dia 17, e essas serão mantidas, com frota menor, durante a noite e madrugada. Haverá ainda o Giro Cientifico: serão disponibilizados ônibus e paradas próximas às unidades com atrações. Esse serviço funcionará 24 horas e será gratuito. Também terá uma praça de alimentação e food trucks na Praça do Relógio, e outros locais da Universidade também vão contar com serviço de alimentação. Outra facilidade para o público da Virada Científica é o Mapa Interativo on-line (www.viradacientifica.prceu.usp.br/mapa), que mostra todas as atividades realizadas e seus respectivos locais. A partir desta segunda, os usuários de smartphones Android podem baixar o aplicativo gratuito da Virada, que dá acesso ao mapa interativo.

Principais atrações – Entre visitas ao Museu de Anatomia, à Feira de Projetos da Poli, filmes projetados em esferas e oficinas de réplicas de fósseis, quatro palcos do evento merecem destaque: o primeiro é o Palco Cienticidade, que vai tomar a avenida Luciano Gualberto a partir das 14h do dia 17. Ali acontecem palestras em torno da temática urbana, em particular tratando do uso da rua e do espaço público. As palestras contam ainda com apresentações de baterias das atléticas da USP e de vídeos e imagens em um telão. Duas atividades inovadoras voltadas para o ensino superior acontecem às 16h e 17h. São elas, respectivamente, “A Inserção do Skate no Ensino Superior no Brasil”, com Flávio Ascanio, professor de skate e comentarista da modalidade na ESPN, e “Pedagogia do Palhaço”, com Marco Antônio Guerra, mestrando da Faculdade de Educação.

Ao lado do Palco Cienticidade, o público encontra a Vila da Virada – um conjunto de tendas e palcos ao ar livre localizados na Praça do Relógio. É um espaço livre que oferece diversas atividades interativas ao público. Com início às 9h, a Vila tem oficinas com temas da Biologia, como biodiversidade, evolução e seleção natural e extração de DNA; da Física, como luz, som, mecânica, com destaque para uma tenda escura que mostra fenômenos óticos especiais; além de atividades físicas, entre elas ginástica artística, circo, obstáculos de skate; e atividades artísticas, com o ateliê a céu aberto Varal do Tempo-Espaço; e uma Feira de Economia Solidária. O ateliê Varal do Tempo-Espaço segue como uma das atividades mais procuradas no site da Virada Científica. A partir da leitura de haicais de Paulo Leminski e de outros poetas, a proposta do ateliê é que os participantes percorram a Praça do Relógio e seu entorno observando detalhes, capturando instantes e traduzindo-os em haicais e batiks feitos em papel. As produções serão penduradas em um varal de bambu e ficarão sob a ação do sol e do vento, podendo ser apreciadas, recolhidas e levadas por outras pessoas. Segundo os organizadores, é “um convite à contemplação e à ação poética”.

A Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU) e o Instituto de Geociências (IGc) da USP, ambos localizados na rua do Lago, são palcos de dois ciclos multidisciplinares de palestras com professores e pesquisadores da Universidade. A FAU abre o dia 17, às 13h, com a palestra “O Gordo, o Magro e o Saudável – Uma conversa sobre metabolismo”, apresentada pela professora Alicia Kowaltowski, do IQ. Ainda como destaque do ciclo, “Trajetórias das Desigualdades no Brasil”, às 15h, com a professora Marta Arretche (FFLCH); “Segurança dos Alimentos: Convencionais, orgânicos e transgênicos”, às 16h, organizada pelo professor Flávio Finardi Filho (FCF); e “A Ciência do Filme ‘Interestelar’”, discussão proposta pelo professor Rodrigo Nemmen (IAG) sobre o longa vencedor do Oscar de Melhores Efeitos Visuais. Quem não viu o filme, pode aproveitar para assistir à sessão no Cinusp no dia 17, às 14h30, antecedendo a palestra que acontece às 18h.

No IGc, a programação é mais longa e dividida em dois auditórios diferentes. As atividades têm início no dia 17, às 10h, e prometem se estender até as 20h. Quem abre o ciclo é a professora Katia Rubio (EEFE), com a discussão sobre “Atletas Olímpicos Brasileiros”. Logo em seguida, a história, a idade da Terra e outras características serão discutidas segundo a ótica da Geologia com o professor Umberto Cordani (IGc). Ao longo do dia, o Brasil na ordem internacional, a história e a geografia do Universo, as redes sociais, o desenvolvimento sustentável e até a micro e minigeração de eletricidade com sistemas solares fotovoltaicos entram em pauta.

A Virada Científica 2015 acontece entre os dias 17 e 18 no campus da Cidade Universitária, centros e institutos da Universidade na capital e também nos campi do interior. Confira a programação completa e os locais de cada atividade no site www.viradacientifica.prceu.usp.br/2015/. Mais informações pelo tel. 3091-3699. Entrada gratuita.