Home » 1086 (3 a 08.11.2015), Editorial

Enfrentar desafios com criatividade

Publicado por thiagocastro96@gmail.com - Tuesday, 3 November 2015

Os grandes desafios da contemporaneidade podem e devem ser enfrentados com coragem, criatividade e solidariedade. Quando se tem essa disposição, as alternativas para a ação surgem com mais facilidade e beneficiam todos os envolvidos.

Um claro exemplo do que se acabou de dizer está reproduzido na página 5 desta edição do Jornal da USP. De acordo com a matéria ali publicada, um projeto patrocinado pela Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária da USP oferece um curso de Geografia do Brasil para refugiados e imigrantes, que ocorre sempre aos sábados, na Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH). Coordenada pelo professor Luis Antonio Bittar Venturi – idealizador do projeto –, uma equipe de bolsistas e voluntários se dedica a ensinar seis dezenas de estrangeiros, ligados a 17 países, entre eles Síria, Nigéria, Congo, Egito, Haiti e Nepal.

Não há dúvida de que essa iniciativa da USP representa uma grande contribuição para o acolhimento e a adaptação ao Brasil daqueles refugiados e imigrantes. É o que acontece, por exemplo, com o nigeriano Churchill Anagbogu, no País desde maio do ano passado. Segundo ele, além de ajudar a conhecer melhor a geografia e a história do Brasil, o curso tem sido uma oportunidade para praticar a língua e melhorar sua fluência, de que ele necessita para adentrar no mercado de trabalho.

Com esse projeto, a USP mostra que é possível enfrentar grandes dilemas sociais com criatividade e generosidade. Que ele possa inspirar outras instituições a também acolher – e não repelir – os que precisam de apoio.