Home » 1086 (3 a 08.11.2015), Música, Vamos

Para comemorar o Dia Nacional da Cultura

Publicado por thiagocastro96@gmail.com - Tuesday, 3 November 2015

A 9ª Semana Ticket Cultura, traz a partir de quinta, shows, exibição de filmes, circo e contação de histórias, em vários pontos da capital, todos com entrada gratuita

CLAUDIA COSTA

A nona edição da Semana Ticket Cultura começa nesta quinta, Dia Nacional da Cultura, com o objetivo principal de contribuir para a democratização da cultura, levando arte ao maior número possível de pessoas. Estão confirmados shows com Hermeto Pascoal, Hamilton de Holanda e Stefano Bollani, Bixiga 70 e Funk Como Le Gusta, além de opções para as crianças, com espetáculos circenses, contação de histórias e teatro, entre outras atividades totalmente gratuitas. O evento é patrocinado pela Ticket por meio da Lei Rouanet e as atrações estão espalhadas por vários locais da cidade de São Paulo, como Praça Victor Civita, Auditório Ibirapuera, Centro Cultural São Paulo e Parque Villa-Lobos.

O destaque fica para o show do Funk Como Le Gusta, que ganhou notoriedade ao tocar funks clássicos de trilhas de filmes e promover jam sessions, utilizando formação de big band, protagonizando e influenciando artistas contemporâneos do estilo. O grupo lançou recentemente seu mais novo álbum, A Nave Mãe Segue Viagem, e mescla a percussão de matriz africana e latina com guitarras distorcidas e o baixo pesado. Outra grande atração é o show de Hermeto Pascoal e Grupo, no Auditório Ibirapuera. O músico é reconhecido internacionalmente pelo virtuosismo em instrumentos tradicionais como acordeom, flauta, piano, trompete, saxofone, violão e também em objetos inusitados como chaleiras, copos com água, serrotes e latas.

A programação também conta com a banda Bixiga 70, trazendo no repertório músicas de seu terceiro disco, que reúne elementos da música árabe, reggae, rap, jazz, funk, música afro-brasileira, dub, cumbia e carimbó. E no domingo o show fica por conta do duo formado pelo bandolinista brasileiro Hamilton de Holanda e o pianista italiano Stefano Bollani, que mostra músicas do disco O Que Será?, gravado ao vivo, no festival Jazz Middelheim, na Antuérpia (Bélgica). Além de composições próprias, a dupla faz releituras de obras de artistas brasileiros e internacionais como Beatriz (Edu Lobo e Chico Buarque), O Que Será (Chico Buarque), Rosa (Pixinguinha), Luiza (Tom Jobim), Canto de Ossanha (Vinicius de Moraes e Baden Powell), Oblivion (Astor Piazzolla), entre outros.

Hermeto Pascoal se apresenta no Auditório Ibirapuera

Destaque ainda para o SlowMovie no jardim suspenso do Centro Cultural São Paulo. Tendência mundial, o movimento Slow celebra conceitos como sustentabilidade e desaceleração, e é com esse espírito que o evento busca estimular uma nova experiência de convívio urbano e despertar interesse para a arte e a sustentabilidade. Evento ao ar livre, o SlowMovie une oficinas, feira, artes, shows do The Dollar Bills – que explora a fusão da música instrumental africana, latina e brasileira em composições próprias e versões de artistas brasileiros – e de Marina de la Riva (revelação do prêmio APCA), que apresenta um novo repertório de jazz, e finaliza com um filme de Woody Allen escolhido pelo público via redes sociais.

A 9ª Semana Ticket Cultura começa nesta quinta e vai até 15 de novembro, em vários locais: Praça Victor Civita (r. Sumidouro, 580, Pinheiros), Auditório Ibirapuera (av. Pedro Álvares Cabral, s/nº, portão 2), CCSP (r. Vergueiro, 1.000, Paraíso), Memorial da América Latina (av. Auro Soares de Moura Andrade, 664, Barra Funda) e Parque Villa-Lobos (av. Prof. Fonseca Rodrigues, 2.001, Alto de Pinheiros). A programação completa está disponível no www.ticket.com.br/portal/semanaticketcultura. Todos com entrada gratuita.