Home » 1103 (25.04 a 01.05.2016), Edição, Livros, Vamos

Para compreender a física no cotidiano

Publicado por leticiapfuentes@gmail.com - Monday, 25 April 2016

De uma maneira divertida e relacionado temas inusitados, como, por exemplo, o doce mil-folhas e átomos, o livro Um Pouco da Física do Cotidiano: Se o ar quente sobe, por que é frio nas montanhas e quente no litoral? (Editora Livraria da Física, 136 págs., R$ 31,20) permite compreender de uma maneira simples como a física está presente no cotidiano. Com autoria do professor Otaviano Helene, do Instituto de Física da USP, o livro busca respostas a perguntas que podemos fazer ao observar as coisas que acontecem à nossa volta. São perguntas como as do próprio título: se o ar quente sobe, por que não é quente nas montanhas e frio no litoral? Ou por que as ondas sempre chegam “de frente” nas praias, independentemente do lado para o qual elas são voltadas? Qual a diferença entre um tsunami e uma onda comum? Por que areia molhada é, usualmente, mais escura que areia seca? Há outras ainda mais específicas: o que a física pode nos ensinar sobre o desempenho dos atletas? Todas as questões são examinadas nesse livro, que é dirigido a professores, estudantes e todos aqueles interessados em saber mais sobre os fenômenos do nosso dia a dia. Mais informações no site  www.livrariadafisica.com.br.