Home » 1103 (25.04 a 01.05.2016), Cursos, Edição, Vamos

Turismo sexual no Brasil é tema de debate

Publicado por leticiapfuentes@gmail.com - Monday, 25 April 2016

Filme serve de pano de fundo para debate

Milhares de mulheres viajam para o exterior com o sonho de encontrar seus “príncipes encantados” estrangeiros, se tornando peças de um sistema complexo de turismo sexual e tráfico de pessoas. Em 2008, o cineasta Joel Zito de Araújo percorreu Estados do Nordeste brasileiro e países da Europa (Itália e Alemanha) para retratar as intenções e experiências dessas mulheres ao mesmo tempo procurando quem realmente se beneficia desses arranjos. O resultado é o documentário Cinderelas, Lobos e um Príncipe Encantado (2009), que será exibido no dia 2 de maio, seguido do debate Turismo Sexual e a Busca pelo Príncipe Encantado Europeu, com o diretor e membros do Grupo de Pesquisa Diálogos Interculturais do instituto, responsáveis pela organização do evento. Segundo os organizadores do debate, cerca de 900 mil pessoas por ano são traficadas pelas fronteiras internacionais exclusivamente para fins de exploração sexual. Às 14h30, na Sala de Eventos do IEA (r. da Praça do Relógio, 109, Bloco K, 5°andar, Cidade Universitária, tel. 3091-1678), com transmissão ao vivo pela internet. As inscrições são gratuitas. Mais informações no site www.iea.usp.br/eventos/turismo-sexual.