Home » Interligado

Ping-Pong

Publicado por admin - Thursday, 22 April 2010

Nova graduação na Saúde Pública

Criação de novo curso e integração de departamentos são alguns dos projetos da nova diretora da Faculdade de Saúde Pública, professora Helena Ribeiro

O que pretende realizar durante sua gestão na Faculdade de Saúde Pública?
Já está em aprovação no Conselho Universitário um projeto para a criação de um curso de graduação em Saúde Pública. A faculdade tem graduação apenas em Nutrição. A maioria dos cursos é de pós-graduação. A ideia é que esse curso já possa entrar no próximo vestibular da Fuvest. Foi estruturado de forma a promover uma integração maior entre os docentes porque não está quebrado em disciplinas departamentalizadas, e sim em módulos que integram docentes de diferentes áreas.

Que outros planos destacaria?
Nossa última avaliação sugere uma redepartamentalização. Faremos as mudanças no sentido de agrupar pesquisadores por temas de pesquisa e assim diminuir o número de departamentos. Os resultados acadêmicos podem ser mais interessantes com a realização de projetos integrados e publicação conjunta. Isso nos permitirá alcançar notas melhores na Capes. Além disso, intensificaremos a internacionalização e a mobilidade estudantil.

De que forma sua visão pessoal e profissional influirá na sua gestão?
Pretendo focar a sustentabilidade do campus de forma abrangente. Por exemplo, buscar um campus realmente sustentável, do ponto de vista de descarte de materiais, do uso de energia e de recursos. Socialmente, garantir condições adequadas de vida e trabalho para os que aqui trabalham e estudam. No aspecto econômico, lançar mão de um plano de metas para equilibrar o uso de recursos e verbas. Parte disso poderá ser colocada em prática a partir de uma coordenadoria de apoio comunitário, que penso criar a fim de dar encaminhamento aos mais diferentes problemas de cada membro desta comunidade.

RÁPIDAS

4ª Conferência Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação – A quarta edição do evento terá como tema o desenvolvimento sustentável. Acontecerá em Brasília, entre os dias 26 e 28 de maio. A partir dos resultados dos debates regionais e estaduais, o encontro encaminhará sugestões para a formulação de uma Política de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação. Informações no site www.cgee.org.br/cncti4.

Chamada de trabalhos e inscrições – O 8° Seminário Internacional de Design e Inovação: Mensagens e Produtos para Ambientes Sustentáveis está com inscrições para o envio de trabalhos científicos. O evento será de 8 a 12 de novembro de 2010. Informações e inscrições pelo site www.nutau2010.org.

37º Encontro Nacional de Estudos Rurais e Urbanos – O evento realizado pelo Centro de Estudos Rurais e Urbanos da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP será entre os dias 17 e 19 de maio, das 8h às 18h, nos prédios de Ciências Sociais e de Letras. Informações e inscrições: www.fflch.usp.br/ceru/eventos.html.

Orelhão

O seu espaço é aqui. Envie dicas e sugestões de pautas para esta coluna ou reclame sobre algum serviço ou evento em qualquer campus da USP que, na sua opinião, deveria ser diferente. Explique suas razões e exerça sua cidadania. Não se esqueça de deixar seu contato, com nome, telefone e e-mail.

Cartas para esta coluna devem ser enviadas para os e-mails jornausp@usp.br e silvimig@usp.br, para o fax (11) 3091-4309 ou para o endereço avenida Professor Luciano Gualberto, travessa J, 374, 8o andar, Cidade Universitária, São Paulo (SP), 05508-900.

Sylvia Miguel