Home » Interligado

Ping-Pong

Publicado por admin - Monday, 3 May 2010

Readequação curricular na Farmácia de Ribeirão

O professor Sérgio de Albuquerque, novo diretor da Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Ribeirão Preto (FCFRP) da USP, concentra atenções para o ensino de graduação

Quais as suas prioridades na administração da unidade?
A graduação é a principal delas. Já é tempo de nova readequação curricular às demandas profissionais e de mercado. Tivemos duas turmas formadas com o título de farmacêutico generalista, como o previsto na reestruturação curricular de 2004. Antes disso, tínhamos especialistas, seja analista clínico, farmacêutico industrial ou farmacêutico propriamente. Por isso agora temos de aparar arestas. Além disso, vejo a necessidade de um bom investimento em equipamentos mais modernos e laboratórios de ensino.

O que prevê para a área de pesquisa?
A recente implementação da construção do Bloco S para o aumento e otimização da área destinada à pesquisa foi uma grande conquista da gestão anterior e atenuará o déficit de espaço físico. Hoje a FCFRP é a que mais capta recursos por docente no campus de Ribeirão Preto e os docentes da área publicam trabalhos de forma significativa. Portanto, a política de direcionamento e coordenação de recursos institucionais deve ser mantida.

E as outras áreas?
O curso de Farmácia-Bioquímica possui um viés assistencial muito grande, o que possibilita a interrelação com a comunidade através da prestação de serviços e oferecimento de cursos. Há uma série de atividades extracurriculares realizadas de forma espontânea por grupos de docentes, alunos ou funcionários, sem a devida vinculação oficial com a unidade. Vejo a necessidade de formalização dessas atividades junto à Pró-Reitoria de Cultura e Extensão. Na Pós-Graduação, buscaremos a excelência e nota 7 em pelo menos um dos três cursos da área. Poderemos, por exemplo, criar novas áreas de concentração, possibilitando a distribuição do corpo docente em áreas mais ligadas às suas linhas de pesquisa.

RÁPIDAS

II Simpósio de Pesquisa de Pós-Graduandos em Sociologia – O encontro acontece de 24 a 28 de agosto na Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP. O objetivo é debater experiências e resultados parciais de pesquisas de pós-graduandos e professores de diversas universidades. As inscrições para apresentação de trabalhos já estão abertas. Informações pelo telefone 3091-3724, ou e-mail sociousp@usp.br.

Encontro de História e Filosofia da Biologia 2010 – O evento será de 11 a 13 de agosto, no Instituto de Biociências da USP. Programação e mais detalhes no site http://www.abfhib.org/index_arquivos/Encontro_2010.html, ou pelo e-mail ehfb2010@abfhib.org.

“Saúde dos Viajantes: antes, durante e depois” – Esse é o tema do curso gratuito promovido pelo Instituto de Medicina Tropical da USP, com o objetivo de informar sobre conceitos internacionais de saúde e doenças tropicais para possíveis viajantes. Acontece nos dias 10, 12 e 14 de maio, das 14h às 17h, no anfiteatro Carlos Chagas do Instituto de Medicina Tropical. Informações pelo telefone 3061-7010 ou e-mail solangef@usp.br.

O seu espaço é aqui.

Envie dicas e sugestões de pautas para esta coluna ou reclame sobre algum serviço ou evento em qualquer campus da USP que, na sua opinião, deveria ser diferente. Explique suas razões e exerça sua cidadania. Não se esqueça de deixar seu contato, com nome, telefone e e-mail.

Cartas para esta coluna devem ser enviadas para os e-mails jornausp@usp.br e silvimig@usp.
br, para o fax (11) 3091-4309 Professor Luciano Gualberto, travessa J, 374, 8º andar, Cidade Universitária, São Paulo (SP), 05508-900.

Sylvia Miguel